Farmácias Glória
Atendimento Matriz 54.3331.1444


Artigos de Saúde

por Mauro Mazzutti

Varizes

   As varizes são veias tortuosas e dilatadas que se formam ao longo das pernas e dos pés.  Atingem especialmente as pessoas que ficam em pé ou sentadas por longos períodos; isso acontece porque a pressão nos membros inferiores aumenta nessas posições. Além dos prejuízos estéticos, as varizes causam dor e desconforto aos pacientes.

   As mulheres são três vezes mais atingidas pela doença do que os homens, especialmente as grávidas, as que estão realizando tratamento de reposição hormonal, ou as que tomam pílula anticoncepcional; a presença elevada de hormônios femininos pode fragilizar a parede dos vasos sanguíneos. Além do fator de gênero, os fatores de risco para o aparecimento das varizes incluem a genética, a idade avançada, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo.

Outro detalhe importante é que a panturrilha (barriga da perna) é considerada pelos especialistas como sendo o coração das pernas, pois elas bombeiam o sangue venoso de volta ao coração, através da compressão muscular. Além disso, as veias desse local possuem válvulas que agem como comportas, impedindo o retorno do sangue às extremidades. Quando essas válvulas não funcionam bem, ou a pessoa passa longos períodos em pé ou sentada, o sangue fica estagnado, causando dores, deformação e inchaço.

   Os sintomas das varizes incluem ainda: sensação de peso nas pernas, queimação, tornozelos e pés inchados, cãibras noturnas e coceira. Em quadros mais graves, manchas escuras, lesões descamativas e úlceras podem aparecer na região afetada.

   O médico angiologista ou o cirurgião vascular são os profissionais mais indicados para diagnosticar e realizar o melhor tratamento para as varizes.  Além do histórico do paciente e do exame físico, muitos especialistas requisitam que o paciente se submeta ao ecodoppler, exame que serve para estudar a topografia dos vasos e verificar suspeita de outras doenças, como a trombose venosa profunda (TVP), um agravamento das varizes que pode causar embolia pulmonar (entupimento de uma artéria pulmonar por um coágulo), condição que pode ser mortal. Entre os principais tratamentos estão: retirada cirúrgica das veias doentes e a escleroterapia, onde determinadas substâncias são aplicadas diretamente nas varizes, no intuito de “secá-las”. Medicamentos orais reduzem o desconforto causado pela doença.

   Para prevenir o aparecimento das varizes deve-se ficar atento aos fatores de risco, especialmente quem tem esse tipo de caso na família, devido à forte influência da genética, e evitar ficar em pé ou sentado por longos períodos; se isso não for possível, o uso de meia elástica medicinal está indicado. Durante a jornada de trabalho também é importante elevar frequentemente os membros inferiores, realizar exercícios para ativar a circulação - subir escadas, por exemplo - e não abusar do salto alto. As mulheres devem ter extrema cautela em combinar anticoncepcionais e cigarro, pois os números da Trombose Venosa Profunda (TVP) estão intimamente ligados a esses hábitos. Abraços, Mauro.

Serviços

Jose Mazzutti & CIA LTDA
CNPJ: 87.621.181/0002-32
Av. Flôres da Cunha 4660, Borguetti, Carazinho/RS.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FARMÁCIAS GLÓRIA Copyright ©

   

Fale Conosco

   Preencha nosso formulário com todos os        dados  necessários, e  nos envie seu elogio,       sugestão  ou reclamação. Retornaremos  seu       contato  em    breve.   OBRIGADO!
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios

   

Fale com o farmacêutico

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato preenchendo nosso formul;ario, que um de nossos farmacêuticos tera o maior prazer em lhe responder.
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios