Farmácias Glória
Atendimento Matriz 54.3331.1444


Artigos de Saúde

por Mauro Mazzutti

Osteoporose

   A osteoporose é uma doença que atinge os ossos e preocupa especialmente as mulheres, depois da menopausa. Na osteoporose a dureza dos ossos é reduzida significativamente, e após traumas mínimos, podem ocorrer fraturas. Na maioria dos casos trata-se de uma doença silenciosa, pois, antes de ocorrer a primeira fratura, a fragilidade dos ossos era desconhecida. Especialistas alertam que se trata de um grave problema de saúde pública, uma vez que ocorrem 2,4 milhões de fraturas anualmente, e mais de 200 mil pessoas morrem em decorrência disso, aqui no Brasil.

   Um fator importante para o aparecimento da osteoporose é o nível de estrógeno no organismo. Esse hormônio feminino - presente nos homens em menor quantidade – regula o equilíbrio entre a perda e o ganho da massa óssea. Quando a mulher entra na menopausa, os níveis de estrógeno diminuem e a fixação do cálcio é prejudicada, o que torna os ossos mais porosos e quebradiços. Outros fatores de risco para a osteoporose: histórico da doença na família, vida sedentária, baixa ingestão de cálcio e vitamina D, e fumo e bebida em excesso. Medicamentos anticonvulsivantes, hormônios tireoidianos e anti-inflamatórios corticoides, também podem desencadear a doença. 

   As fraturas ocorrem principalmente na coluna, nos pulsos e no fêmur.  A fratura do fêmur é a mais perigosa, sendo que as taxas de mortalidade no primeiro ano após o ocorrido são de até 37%.

   O diagnóstico precoce é feito pelo exame de densitometria óssea, que deve ser feito pelas mulheres a partir de 65 anos e homens com mais de 70 anos. Porém, se você se encaixa nos fatores de risco, o exame deve ser antecipado. O tratamento da osteoporose visa o fortalecimento da massa óssea e provavelmente será feito durante a vida toda, uma vez que se trata de uma doença crônica. Hoje em dia existem medicamentos orais, inalatórios e injetáveis para o tratamento da osteoporose.

Alguns cuidados evitam o aparecimento da osteoporose, como por exemplo: fazer refeições ricas em cálcio e vitamina D, manter uma rotina de exercícios físicos, manter um peso saudável e evitar excesso de sal e cafeína, os quais inibem a fixação de cálcio nos ossos.

   A saúde dos ossos é fundamental. Uma fratura muitas vezes marca um declínio importante na saúde dos idosos, tanto na parte física quanto na parte mental. Por isso, a casa dos idosos deve estar cuidadosamente preparada para evitar acidentes. Presença de moveis atrapalhando a circulação, tapetes lisos, chão encerado, chinelos lisos ou em más condições, iluminação deficiente, banheiros escorregadios e escadas sem corrimão, tornam-se verdadeiras armadilhas para os idosos. Portanto, previna-se! Abraços, Mauro.

Serviços

Jose Mazzutti & CIA LTDA
CNPJ: 87.621.181/0002-32
Av. Flôres da Cunha 4660, Borguetti, Carazinho/RS.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FARMÁCIAS GLÓRIA Copyright ©

   

Fale Conosco

   Preencha nosso formulário com todos os        dados  necessários, e  nos envie seu elogio,       sugestão  ou reclamação. Retornaremos  seu       contato  em    breve.   OBRIGADO!
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios

   

Fale com o farmacêutico

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato preenchendo nosso formul;ario, que um de nossos farmacêuticos tera o maior prazer em lhe responder.
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios