Farmácias Glória
Atendimento Matriz 54.3331.1444


Artigos de Saúde

por Mauro Mazzutti

Pneumonia

   Hoje, tratarei de uma das mais conhecidas e temidas doenças do inverno, a pneumonia. Infelizmente, ela ocupa o terceiro lugar no ranking de causas de morte no Brasil, perdendo apenas para as doenças isquêmicas do coração e derrames. A pneumonia é uma infecção nos pulmões e é causada principalmente por bactérias, fungos, vírus e reações alérgicas. Para você ter uma ideia de como o nosso organismo se preocupa com a filtragem do ar que respiramos, nossos pulmões são constituídos por estruturas muito finas e ramificadas chamadas alvéolos, que de tão longas, poderiam cobrir inteiramente uma quadra de tênis.  Tudo isso para que o ar que respiramos seja da melhor qualidade.

   Mas, mesmo com todos os cuidados anatômicos e fisiológicos que nosso organismo possui, se nos expusermos a situações que facilitem o contato dos pulmões com micro-organismos nocivos, sofreremos o risco de contrair uma pneumonia. Dentre os fatores de risco, o fumo é extremamente desaconselhado, pois provoca uma reação inflamatória que facilita a infiltração de agentes causadores da pneumonia. Nesta mesma linha, o álcool pode prejudicar o bom funcionamento do sistema imunológico, baixando nossas defesas. O ar-condicionado também é vilão para as doenças respiratórias, por deixar o ar que respiramos mais seco, resultando em irritação dos pulmões. Gripes e resfriados mal curados podem resultar em nova infecção do sistema respiratório.

   Os sintomas da pneumonia são parecidos com os da gripe comum: febre alta, mal-estar, alterações na pressão arterial, tosse com muco amarelo-esverdeado, respiração curta e ofegante, falta de ar e dor no tórax (por isso pneumonia era conhecida como pontada).

   Beber bastante líquidos, manter a prática de exercícios físicos, fazer a vacina da gripe, evitar locais fechados e lavar as mãos frequentemente estão entre as principais medidas para prevenção das doenças respiratórias, inclusive a pneumonia.  Outra medida que considero muito importante é manter o nariz limpo e descongestionado, fazendo a limpeza com soluções salinas e tendo sempre à mão lenços descartáveis.

   O médico confirma o diagnóstico da pneumonia através de um exame clínico, da auscultação dos pulmões e de um raio-X do tórax. O tratamento normalmente é feito à base de antibióticos, pois 50% das pneumonias são causadas por bactérias. Após o início do tratamento, os sintomas regridem em 4 a 5 dias. A internação hospitalar muitas vezes é necessária, especialmente quando se trata de idosos e crianças, ou ainda, quando a doença está comprometendo outras funções do organismo, tais como a função renal e a pressão arterial, por exemplo.

Sendo assim, temos que ficar muito atentos para prevenir de todas as formas a pneumonia e, nos primeiros sintomas, não hesite em procurar atendimento médico.

Abraços, Mauro.

Serviços

Jose Mazzutti & CIA LTDA
CNPJ: 87.621.181/0002-32
Av. Flôres da Cunha 4660, Borguetti, Carazinho/RS.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FARMÁCIAS GLÓRIA Copyright ©

   

Fale Conosco

   Preencha nosso formulário com todos os        dados  necessários, e  nos envie seu elogio,       sugestão  ou reclamação. Retornaremos  seu       contato  em    breve.   OBRIGADO!
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios

   

Fale com o farmacêutico

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato preenchendo nosso formul;ario, que um de nossos farmacêuticos tera o maior prazer em lhe responder.
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios