Farmácias Glória
Atendimento Matriz 54.3331.1444


Artigos de Saúde

por Mauro Mazzutti

Vacina antigripal 2015

   A vacina da gripe é um cuidado fundamental no início do inverno. Essa é a minha opinião e acredito que a de todos os profissionais da área da saúde. As principais ressalvas são com indivíduos que apresentem reação alérgica a ovos, tiomerosal (Merthiolate®) e neomicina. Mulheres grávidas, preferencialmente, não devem receber a vacina no primeiro trimestre de gestação sem indicação médica. Para as crianças, os cuidados com a aplicação se baseiam na faixa etária: de seis meses até nove anos, quando feita pela primeira vez, a vacinação deverá ser dividida em duas aplicações, com intervalo de um mês. Posterior a esse procedimento, uma dose anual já confere imunidade.

   Atualmente, a vacina trivalente da gripe é disponibilizada gratuitamente na rede pública para os grupos de risco, e assim como o nome já diz, protege contra três tipos do vírus influenza: o da gripe comum, o da gripe A/H1N1 e o da gripe A/H3N2. São considerados grupos de risco as gestantes, os indígenas, os profissionais da saúde e os doentes crônicos (obesos, diabéticos, pessoas com doenças respiratórias, problemas cardíacos ou imunodeprimidos). Na rede privada, a grande novidade é vacina quadrivalente da gripe. Nessa nova versão, até então inédita no Brasil, foi incorporado mais um tipo de vírus influenza; com isso, além da efetividade conhecida, a eficácia contra a gripe comum sobe 25%.

   Uma das principais dúvidas é se a gripe pode surgir após a aplicação da vacina. A resposta é não, pois felizmente a vacina da gripe é constituída apenas por vírus mortos. O que gera esse mito é que muitas pessoas quando recebem a vacina já estavam com o vírus incubado (tempo entre o contágio e o início dos sintomas) e pensam que foi resultado da vacina. Também é importante deixar claro que a imunização completa vem somente 15 dias após a vacinação; portanto, esse período representa uma janela de possibilidade para contrairmos a doença. Existe ainda a possibilidade de resfriados e rinites serem confundidos com a gripe – leia coluna anterior.

   Se acontecer de alguém contrair o vírus da gripe, existe um procedimento a ser seguido: cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar, preferencialmente com a dobra do cotovelo; desinfetar as mãos regularmente com água e sabão ou com álcool-gel e evitar locais com aglomeração de pessoas (escolas, transporte público, agências bancárias, etc).

São várias as razões para aplicar anualmente a vacina da gripe. Não fique fora dessa!

Abraços, Mauro.

Serviços

Jose Mazzutti & CIA LTDA
CNPJ: 87.621.181/0002-32
Av. Flôres da Cunha 4660, Borguetti, Carazinho/RS.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FARMÁCIAS GLÓRIA Copyright ©

   

Fale Conosco

   Preencha nosso formulário com todos os        dados  necessários, e  nos envie seu elogio,       sugestão  ou reclamação. Retornaremos  seu       contato  em    breve.   OBRIGADO!
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios

   

Fale com o farmacêutico

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato preenchendo nosso formul;ario, que um de nossos farmacêuticos tera o maior prazer em lhe responder.
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios