Farmácias Glória
Atendimento Matriz 54.3331.1444


Artigos de Saúde

por Mauro Mazzutti

Doenças da Tireoide

   Para a terça-feira do dia 17/03 escolhi falar sobre a Tireoide e seus distúrbios. O assunto agrada em cheio as mulheres, já que elas chegam a ser dez vezes mais suscetíveis aos problemas que os homens. Os números da doença impressionam. Segundo o IBGE, mais dez milhões de pessoas sofrem com os distúrbios da Tireoide e infelizmente cerca de cinco milhões de mulheres ainda não sabem, mas possuem algum grau de disfunção nesta glândula. A Tireoide está localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomos de Adão, popularmente conhecido como Gogó. Tem formato de uma borboleta e desempenha papel muito importante no nosso organismo, liberar hormônios que regulam a velocidade do metabolismo de órgãos vitais, como o coração, cérebro, fígado e rins. Ela também interfere, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

   Quando a Tireoide não está funcionando direito, ela pode produzir hormônios em excesso, o que chamamos de Hipertireoidismo, ou fabricar quantidade insuficiente de hormônios, o que denominamos Hipotireoidismo. Outro problema que também atinge essa glândula são os nódulos e estes devem ser avaliados com urgência pelo médico. Vejo muitas pessoas falando “Eu tenho Tireoide” numa tentativa de explicar sua doença. Porém, a não ser que tenha sido extraída cirurgicamente, temos nós temos uma Tireoide, resta saber se ela está saudável ou não através de uma investigação física e clínica feita por um médico. 

   Os sintomas do HIPERtireoidismo são oriundos da presença elevada dos hormônios T3 e T4 no organismo, que agem acelerando o metabolismo do paciente. Batimentos cardíacos acelerados, mãos trêmulas, suor excessivo, ondas de calor repentinas, intestino solto e perda de peso, estão entre as principais queixas dos portadores de Hipertireoidismo. Já os pacientes com HIPOtireoidismo tem os sintomas inversos devido a falta dos hormônios e consequente desaceleração do metabolismo. Reclamam de cansaço, sensibilidade ao frio, pele ressecada, ganho de peso, colesterol alto, rouquidão, ritmo cardíaco mais lento, problemas de memória e até depressão. Se não tratados, os sintomas irão se agravar.

   Pelo que tenho visto na prática, muitas pessoas que deveriam ser tratadas acabam não o fazendo. Relatam que por serem sintomas possíveis de se conviver, acabam retardando a busca pelo médico. Outras pensam que é normal isso acontecer em determinado período da vida. Porém, a grande maioria acaba sendo diagnosticada quando passa por exames de rotina e quando recebem o tratamento adequado, sempre ouço delas expressões como: “Poxa, já deveria ter me tratado antes.” ou “Sou outra pessoa depois do tratamento!”. Isso nos mostra como são importantes os exames de rotina, mesmo que você não apresente nada de anormal em seu organismo.

   A respeito da alimentação, os especialistas recomendam uma dieta variada e saudável para quem sofre com distúrbios da Tireoide. Sal em excesso não deve ser consumido, assim como alimentos à base de soja. Já alimentos que contenham Selênio, são bem vindos; peixes, castanha-do-pará, feijão e ovos por exemplo. Espero ter ajudado!
Abraço a todos.

Serviços

Jose Mazzutti & CIA LTDA
CNPJ: 87.621.181/0002-32
Av. Flôres da Cunha 4660, Borguetti, Carazinho/RS.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FARMÁCIAS GLÓRIA Copyright ©

   

Fale Conosco

   Preencha nosso formulário com todos os        dados  necessários, e  nos envie seu elogio,       sugestão  ou reclamação. Retornaremos  seu       contato  em    breve.   OBRIGADO!
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios

   

Fale com o farmacêutico

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato preenchendo nosso formul;ario, que um de nossos farmacêuticos tera o maior prazer em lhe responder.
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios