Artigos de Saúde
por Mauro Mazzutti
Gripe, resfriado e rinite.
Espirrou? - Tá com gripe! Isso é que diria grande parte da população, aqui no Brasil. Faz parte da nossa cultura pensar que espirro é sinônimo de gripe. Pode até ser gripe, mas o espirro é um sintoma que também está presente em quadros de outras doenças como rinite e resfriado. Saber essas diferenças pode acelerar o processo de cura e evitar automedicação desnecessária. Além do espirro, a coriza, a congestão nasal e a tosse são sintomas comuns, tanto na gripe quanto na rinite e no resfriado. Sendo assim, quero deixar algumas dicas para facilitar a identificação de cada uma dessas doenças.
A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal e é desencadeada no momento em que o organismo das pessoas imunologicamente sensíveis entra em contato com um alérgeno (pólen, ácaro, mofo, poeira, pele de animais ou insetos). Essa inflamação produz um inchaço da mucosa que reveste o nariz, resultando em obstrução nasal, secreção de cor clara, espirros, olhos vermelhos e lacrimejantes e pruridos nasais (coceira). Outro detalhe importante é que na rinite o paciente não apresenta febre, e entre as principais complicações estão sinusite e otite (dor de ouvido).
Já a gripe é caracterizada por uma infecção no sistema respiratório e é causada pelo vírus Influenza. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38°c), dores musculares, indisposição física, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, espirros e que demoram cerca de cinco a sete dias para que desapareçam. Gripes mal curadas podem levar o paciente a desenvolver uma pneumonia, que ocasiona um elevado numero de internações hospitalares em nosso país.
O resfriado também é oriundo de uma contaminação viral. Assim como na gripe, existem vários tipos de vírus que podem atacar o organismo humano, sendo o mais comum para o resfriado, o Rinovírus. Os principais sintomas acontecem no nariz e na garganta e são parecidos com os sintomas da gripe, porém em menor intensidade. Estado levemente febril, congestão nasal, garganta irritada, espirros, tosse e dor no corpo são as principais queixas do paciente resfriado. Negligenciar um resfriado pode resultar numa otite, sinusite e infecções secundárias, como faringite, por exemplo.
Para evitar essas doenças (extremamente comuns no inverno) é interessante seguir algumas dicas: evite contato com substâncias que lhe causem alergia, trocas bruscas de temperatura, vacine-se contra gripe, mantenha-se bem alimentado e hidratado, evite fumo - inclusive passivo - e desinfete as mãos regularmente, principalmente antes das refeições.
E agora você já sabe, se acontecer de alguém espirrar perto de você, pode que não seja gripe...
Abraços, Mauro.