Farmácias Glória
Atendimento Matriz 54.3331.1444


Artigos de Saúde

por Mauro Mazzutti

Labirintite

   O termo labirintite é utilizado popularmente para designar os distúrbios que afetam nosso equilíbrio e audição. Porém, labirintite é apenas uma das diversas afecções que podem surgir nas estruturas existentes no interior do ouvido, causando, principalmente, tontura e zumbido. Sendo assim, o termo médico correto para denominar essas alterações é labirintopatia.

   As principais causas são inflamações e infecções oriundas de otites, gripes ou resfriados mal curados. Outros fatores como doenças neurológicas, estresse, problemas na coluna cervical, alterações genéticas e tumores também podem afetar as estruturas internas do ouvido.  Além das tonturas e zumbidos, os pacientes podem apresentar náuseas, vômitos, vertigem (tontura), fraqueza e perda ou diminuição da audição. A fase aguda da labirintite é a mais complicada, pois aparece sem dar sinais e, dependendo da intensidade, pode gerar crises por longos períodos, com duração de minutos, horas ou dias.

   Alguns fatores predispõem o aparecimento da “labirintite”, como: diabetes, hipertensão, reumatismo, otites, excesso de doces, cafeína, tabagismo e álcool. Possuir níveis elevados de colesterol, triglicéride e ácido úrico também facilita o aparecimento da doença, pois causam alterações nas artérias, podendo diminuir a circulação de sangue no cérebro e no labirinto.

   Para diagnosticar as labirintopatias o médico se baseia nos sintomas e em alguns testes de audição e equilíbrio realizados em consultório. Quando o objetivo for determinar a origem da doença, podem ser requisitados exames de sangue, audiometria, otoneurológico, tomografia e ressonância magnética.

   Durante o tratamento, é recomendado repouso, hidratação e dieta com pouco açúcar e sal. Existem também alguns cuidados que devem ser tomados, como por exemplo: evitar situações de estresse, não dirigir veículos, evitar girar a cabeça ou levantá-la rapidamente, não fumar e afastar-se do trabalho ou escola e alimentar-se de forma adequada. Uma dica importante durante a crise é sentar-se e olhar fixamente para um ponto; isso ajuda a acalmar a vertigem. E lembre-se, ficar estressado piora qualquer condição orgânica, inclusive a tontura. Abraços, Mauro.

Serviços

Jose Mazzutti & CIA LTDA
CNPJ: 87.621.181/0002-32
Av. Flôres da Cunha 4660, Borguetti, Carazinho/RS.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FARMÁCIAS GLÓRIA Copyright ©

   

Fale Conosco

   Preencha nosso formulário com todos os        dados  necessários, e  nos envie seu elogio,       sugestão  ou reclamação. Retornaremos  seu       contato  em    breve.   OBRIGADO!
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios

   

Fale com o farmacêutico

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato preenchendo nosso formul;ario, que um de nossos farmacêuticos tera o maior prazer em lhe responder.
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios