Farmácias Glória
Atendimento Matriz 54.3331.1444


Artigos de Saúde

por Mauro Mazzutti

Envelhecimento Saudável

   Algumas pessoas pensam que envelhecer significa que está por chegar um período difícil na sua vida. Entretanto, para muitas outras, o envelhecimento é sinônimo de plenitude. Plenitude mental e espiritual. E mesmo que por vezes, o corpo reclame com algumas dores e dificuldades, elas dizem que não trocam o hoje, pelo período vivido na juventude. Claro que, além da maturidade conquistada, ver a família unida, ter situação financeira estável, ver os filhos e netos crescendo felizes, e com saúde, são ingredientes que contribuem bastante para que este período realmente seja a “Melhor Idade”.

   Porém, existem alguns fantasmas que assombram as pessoas nesta época da vida. Começo citando as Doenças Crônicas, responsáveis por 60% das mortes no Brasil. Esse conjunto de doenças atinge em torno de 75% dos idosos e é um sério problema de saúde pública. Hipertensão, Diabetes, Doenças Cardiovasculares e Câncer são exemplos desses fantasmas. As doenças crônicas sempre aparecem por algum motivo, por isso, temos que estar atentos a vários fatores. Um deles é a nossa genética, que pode nos mostrar através dos nossos familiares a predisposição para determinadas doenças. Um fator negativo para a longevidade é possuir uma alimentação excessivamente calórica, rica em doces, pães, massas e gorduras. Esse comportamento prejudica o sistema cardiovascular e a pessoa passa a ser grande candidata a desenvolver a Diabetes, uma doença crônica que vem crescendo bastante.

   Outro detalhe que sempre menciono é a importância de praticar exercícios físicos durante a vida toda. Nosso corpo não foi feito para ficar parado! Ter hábitos de vida relacionados ao fumo, álcool, drogas, poluição e muito stress pode baixar a imunidade e com isso trazer doenças. Existe também a questão hormonal, que deve estar equalizada juntamente com a quantidade de vitaminas e minerais no nosso organismo. Não dar importância a esses fatores é sinônimo de uma velhice mais complicada devido às boas chances de se tornar portador de uma doença crônica.

   Além dessas investigações que normalmente são feitas por diversos profissionais da área da saúde, para se envelhecer bem, algumas atitudes são importantes. Uma delas é se relacionar bem com as outras pessoas, frequentar turmas de amigos e conversar com os vizinhos, por exemplo, faz muito bem para a saúde. Tem até um artigo que relaciona a sociabilidade com a longevidade e mostra que uma companhia estimula atitudes positivas e faz viver mais: “Uma pessoa idosa casada, que tenha problemas cardíacos vive quatro anos a mais, em média, do que um velhinho saudável solteiro” diz o estudo. Em outro, que falava sobre a importância do otimismo, foi concluído que as idosas com mais esperança eram aquelas que tinham menos problemas cardíacos. Outra dica são os exercícios para o cérebro, palavras cruzadas, jogos de tabuleiro, de cartas e todo trabalho manual que exija concentração, ajudam a prevenir em 30% o aparecimento do Mal de Alzheimer. Espero que estas dicas de saúde possam trazer, para você, seus amigos e a sua família, vida longa e muita felicidade!

Um abraço!

Serviços

Jose Mazzutti & CIA LTDA
CNPJ: 87.621.181/0002-32
Av. Flôres da Cunha 4660, Borguetti, Carazinho/RS.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FARMÁCIAS GLÓRIA Copyright ©

   

Fale Conosco

   Preencha nosso formulário com todos os        dados  necessários, e  nos envie seu elogio,       sugestão  ou reclamação. Retornaremos  seu       contato  em    breve.   OBRIGADO!
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios

   

Fale com o farmacêutico

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato preenchendo nosso formul;ario, que um de nossos farmacêuticos tera o maior prazer em lhe responder.
Nome: *
E-mail: *
Telefone: *
Assunto: *
Mensagem: *
   Restam 100 Caracteres
OBS: * Campos Obrigatórios